KENNEL FLORIPA SC

Caracteristicas do Bull Terrier

 

Bull Terriers podem ser: brancos puros, brancos c/ marcações (preta, tigrada ou baio). Esses brancos podem ter marcações coloridas apenas na cabeça. Temos ainda os brindles (tigrados), blackbrindles (tigrados c/ manto preto), baios e tricolors. O padrão desqualifica duas cores: azul e fígado.

Variações de cores:

  

 Brindle & branco                                                                        Blackbrindle & branco  

  Baio & branco                                                                             Tricolor

 Brancos podem ter fator colorido, levando qualquer uma das cores acima. Geneticamente eles também são coloridos.

 

 

 Branco c/ marcação baio                                                     Branco puro 

Existem regras genéticas básicas para produzir cores nos Bull Terriers. Aqui estão alguns fundamentos:

- branco + branco só dá filhotes brancos.
- para ser colorido, pelo menos um dos pais deve ser colorido.
- brindle (tigrado) é dominante. Cruzando com tigrado, pode-se obter todas as cores. 
- para ser tigrado, pelo menos um dos pais deve ser tigrado ou no caso de um deles ser branco, deve ter fator tigrado.

Tigrados são importantes porque trazem substância e ossos bons, evitando a degeneração. Coloridos têm freqüentemente olhos mais redondos do que os brancos, quando eles deveriam ser triangulares. Por outro lado o colorido supera em pigmentação, considerando que você pode ver freqüentemente nos brancos, narizes rosas.

ESTUPIDAMENTE CHARMOSO

A aparência engraçada, é só um dos detalhes que tornam este cão único entre todas as raças.

O Bull Terrier chama a atenção, literalmente, de cara. Ao contrário de todas as demais raças caninas, a cabeça do Bull, em formato de ovo, é desprovida de qualquer ângulo com o focinho. Não bastasse esse detalhe, tem ainda, os olhos triangulares pequenos, desproporcionais ao focinho muito comprido. Unam-se a isso as orelhas compridas e pontiagudas e o Bull ganha uma aparência exótica e divertida a qual é impossível ficar indiferente. Se a cara é engraçada, a conhecida capacidade de saltar, a precisão do salto do Bull, surpreende os menos avisados. A boa disposição física torna o Bull uma ótima companhia para exercícios tanto para cooper quanto outros esportes que exijam agilidade.

AFETIVO

Descrito no padrão oficial como "particularmente amável com as pessoas", o Bull é dengoso e afetuoso. Agora, imagine um cão com a altura aproximada de um Cocker, mas duas vez mais massudo, instalado no aconchego do seu colo. Ativo como um bom Terrier, o Bull não é nada monótono. Ele é capaz de transmitir sentimentos sem fazer alarde e mantém a disposição para brincar, mesmo adulto.

AMOR INCONDICIONAL

O Bull adora o dono. Mostra-se especialmente fiel, amigo e protetor do dono, mas em geral, se dá bem com todos na família. Com crianças, costuma ser carinhoso e muito cuidadoso. Ao brincar com uma criança, o Bull sabe medir sua força. Se a mesma maltratá-lo, simplesmente vai para o seu canto.

O GUARDIÃO

Quem conhece bem o Bull Terrier aposta no potencial dele como guardião. Ainda que não seja tradicionalmente usado na guarda, é eficiente por ser corajoso, destemido e rápido. Faz pequenas rondas e é atento a tudo o que ocorre. Até quando dorme é bem possível vê-lo com as orelhas em sinal de atenção, ao menor ruído. Mas não é nada barulhento. Raramente late. Simplesmente rosna e, se preciso, parte para o ataque. Mas quem prefere um Bull Terrier controlado, sem ser "fera", terá um bom guardião mesmo sem isolá-lo. O ataque desse cão é rápido e certeiro. Suas iniciativas de defesa ao dono, mesmo quando não treinado para isso, podem surpreender. O carro, para um Bull, é extensão do território, como se fosse sua casa, se alguém se aproximar, ele rosna e se insistir, ataca.

SOCIABILIDADE

Uma tendência natural da raça é a dificuldade de relacionamento com cães estranhos adultos. Mas o Bull pode ser acostumado desde filhote a aceitar outros cães e ser educado a não brigar. Se a briga ocorrer entre eles, é difícil separar, pois o Bull trava a mandíbula. Com outros animais, a situação é pior ainda. A raça enfrenta qualquer animal, mesmo maior que ela.

Outro traço marcante no Bull Terrier é o temperamento independente, forte, dominador. É preciso paciência para educá-lo. É raridade encontrar um Bull que aprenda a obedecer rapidamente; a vontade própria e a argúcia do Bull exigem mostrar a ele a vantagem que terá ao cumprir a ordem dada. Logo compreenderá e colaborará.